Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Minha Opinião
Mesmo correndo o risco de ser chamada de poser, vou confessar logo de cara que nunca tinha ouvido falar do livro até ver o filme no início do ano. E simplesmente amei a estória e cheguei em casa e tratei de logo conseguir o livro. Foi um final de semana intenso, com várias coisas para eu fazer, mas mesmo assim li os três livros.
Recentemente comprei o box numa promoção maravilhosa do Submarino por R$29,90 e comecei a reler a série. Agora que já li Jogos Vorazes três vezes, duas em português e uma em inglês, decidi fazer uma resenha. Acredito que por causa do filma a maioria das pessoas já saibam o final, mas mesmo assim tentarei não dar spoiler. Caso não consiga, deixarei um aviso.
O gênero de Jogos Vorazes para quem não sabe é uma distopia, que normalmente mostra um mundo "pós-apocalíptico" onde existe uma grande repressão. E é assim que conhecemos Panem, um lugar que anteriormente era a América do Norte e provavelmente por causa das guerras deixou de existir para criar um novo país com 13 distritos. Mas mesmo neste novo país não ficou muito tempo sem guerra, pois os distritos se rebelaram contra a capital. Ele não tiveram nenhuma sorte, um distrito foi destruído e os outros 12 tiveram que pagar pela traição, ou como assim vê a Capital. Com isso os Jogos Vorazes são instituídos.
Na 74ª edição, Katniss Everdeen, nossa heroína, torna-se um tributo para salvar sua irmã caçula, Prim, que havia sido sorteada. O que é interessante é que Katniss sempre burlou as regras da capital, pois para salvar sua família da fome ela decidiu caçar. Sendo que tal ato poderia ser punido com a morte. Mas no momento que se vê nos Jogos em nenhum momento passa pela cabeça dela enfrentar a capital, pelo contrário tudo que ela queria era ganhar o jogo, nem que para isso tivesse que se tornar mais uma peça. Ela é totalmente egoísta, ela faz aquilo que irá ter proveito para ela. É claro que entendo do porque ela ter se tornado assim, pois muito nova precisou virar a "chefe da casa".
Mas é isso que a diferencia totalmente de Peeta, o outro tributo do 12. Ele, que vinha de uma parte do distrito onde as pessoas tinham uma condição financeira melhor, decide que se puder mostrará a todos que ele é de verdade e não iria se deixar manipular pelos jogos. E por esta e outras razões ele é meu personagem favorito.
A crítica a nossa sociedade neste livro é incrível. Caso não saiba Panem é pão em latim e é para fazer a alusão a política de "Pão e Circo". Ou seja, se uma sociedade tem comida e entretenimento ela não irá questionar os absurdos que acontecem nela. E é exatamente que acontece com o povo da Capital. Eles tem tudo, e encaram naturalidade e até divertimento o assassinato de crianças de 12 anos.
E será que somos tão diferente assim? Podemos não ter reality shows que matam pessoas, mas somos muitas vezes mais preocupados em quem será eliminado naquela semana em determinado show do que com razões sociais muito mais importantes.
Eu recomendo muito este livro, e o filme também. Mas, não concordo nem um pouco por ele estar classificado como leitura infanto-juvenil. Não recomendo a leitura para alguém com menos 14 ou 15 anos, pois é um livro violento (a classificação do filme é 14 anos) e a criança não iria conseguir captar a ideia do livro, mas só veria a morte de pessoas com a faixa etária dela.
Ah, outra coisa que não gostei nem um pouco neste livro foram algumas opções de tradução. "The girl on fire" que por um motivo muito importante no livro acaba virando a frase da Katniss foi traduzido por "Garota Quente", o que em poucas páginas o trocadilho com isto é perdido. Mas essa eu até tolero, porque vai de cada tradutor escolher a frase, porém não entendo porque "feast" foi traduzido por "ágape". Para quem não sabe "feast" é baquete, e é para isto que os tributos são convidados. Se eu não tivesse visto o filme antes, não sei se seria capaz de entender essa parte. Até porque, como alguém é convidado para um ágape, quando ágape é "amor" em grego? Mas tirando essas duas traduções, o restante foi bom. E parabéns pela escolha de manter os nomes originais. Tive muito medo do gato da Prim virar "Colher de Manteiga".
Em breve falarei do 2º livro "Em Chamas".
Melhor Frase
"Tenho certeza de que vou matar como qualquer outro tributo. Não posso cair sem lutar. Só fico desejando que haja alguma maneira de...de mostrar a Capital que eles não mandam em mim. Que sou mais do que somente uma peça nos Jogos deles." Peeta
Estou marcada pela chamada: may the odds!!! Isto é lindo!!! kkkk
ResponderExcluirPara mim, como epidemiologista, claro... Trabalho com o conceito de risco e chances (de adoecer, de ser protegido da doença, etc) ou seja com ODDS!!! E tudo que um pesquisador espera é que o ODDS esteja a seu favor, para poder publicar o artigo, dizendo que sua tese estava certa...
Bem, isto posto, gostei do filme... Achei que ia ter mais romance antes dos Jogos e ainda não sei se o Peeta se declarou por conveniência ou não... Também não me convenceu o "climão" súbito entre eles...Preciso ler o livro! kkkk #maisumnafila #detestotrilogias #mais3nafila
Gostei tb que pelo menos os Jogos terminaram neste filme/livro...
Como eu tenho alguns finais de semana intensos por vir, quem sabe consiga ler os 3, né? #napressão
Afinal, estou precisando terminar de escrever meu projeto de pesquisa... And May The Odds Be Ever in My Favor!!!
Tá... Passei o feriado inteiro grudada na trilogia!!! Trabalhar que é bom, NADA! Rsrsrsrrs
ResponderExcluirE adorei os livros. A trama é muito boa, a autora consegue prender a atenção o tempo todo, consegue fechar cada livro e deixar um gancho maravilhoso entre eles.
Mas eu confesso: não gostei das últimas 2 páginas do livro (gostei do epílogo...). Achei que depois de ser tão rica em detalhes, explicitando os dilemas da narrador/protagonista, a autora economizou muito no desfecho.
Em uma frase ela resumiu o desenlace amoroso. Como assim? Estou até agora estarrecida. Mas não desmerece a obra toda. Talvez eu tenha criado muitas expectativas. Afinal, "alguém" não me contou a historia dizendo que eu tinha que ler o final por mim mesma!!! Imaginei que ia ser uma cena linda, com riqueza de detalhes, mas...
Bom, sei que estou apaixonada...Pelo Gale e pelo Peeta!! rsrsrsrsrs <3 #katnissfeelings<3
Ahhh!!! E aguardando... Aniversario da Soraya = estreia de filme de trilogia!!!
ResponderExcluir2012 = Amanhecer parte 2
2013 = Em Chamas
2014 = Esperança parte 1
2015 = Esperança parte 2
<3