Desde a primeira que fui ao Starbucks e comi o muffin de parmesão deles fiquei encantada. E decidi e iria achar uma receita que fosse tão boa quanto a deles. Pensei que a procura seria imensa com várias tentativas e erros, mas eis que me surpreendi. Na primeira pesquisa no google achei o blog "Cansei de Miojo" que também havia se apaixonado e conseguiu fazer uma receita que dizia deixar muito parecida. Na minha humilde opinião é idêntica, mas um dia tirarei a prova dos 9 e comerei os dois ao mesmo tempo para ter a certeza.
Enquanto este dia não chega, vamos à receita.
Ingredientes
- 250g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pacote de fermento biológico (10g)
- Pimenta do Reino moída a gosto
- Tomilho a gosto
- Orégano a gosto
- 200g de queijo parmesão ralado - reserve parte do queijo para finalizar
- 250mL de leite morno
- 1 ovo
- 100g de manteiga sem sal derretida
Modo de Preparo
Misture o fermento com o leito morno e reserve. Num recipiente misture a farinha de trigo, o açúcar, a pimenta do reino, o tomilho, o orégano e o queijo parmesão. Adicione a mistura do leite com fermento, o ovo, a manteiga. Misture bem até obter uma massa cremosa.
Unte formas para cupcake / muffins, caso não tenha use de empada e faça mini-muffins. Preencha até a metade com a massa. Coloque mais um pouco de parmesão e orégano por cima para decorar. Deixe a massa descansar por 1h. Leve ao forno por 20min a 200°C. O tempo pode variar de acordo com o forno. Quando retirar desenforme.
Rendimento
13 muffins grandes
Grau de Dificuldade
Facílimo!
Dicas
A receita é super fácil e não tem nenhum mistério, mas mesmo assim fiz algumas modificações. Umas por falta de encontrar o ingrediente e outras por intuição mesmo.
A primeira coisa foi que não achei fermento biológico seco que vem em sachê no supermercado, por isso comprei na padaria mesmo fermento biológico fresco. A diferença entre os dois é que o fermento fresco é necessário usar o dobro da quantidade do seco. Logo usei 20g de fermento biológico. Outra coisa é que esqueci completamente de comprar manteiga sem sal e nem manteiga com sal tinha aqui em casa. Por isso usei a Qualy na mesma quantidade indicada na receita.
Sobre a quantidade na forma achei que se colocasse apenas na metade correria o risco deles ficarem "muxos" por isso coloquei 3/4 de massa na forma. E algo que não fala nada na receita original a maneira de deixar a massa crescer. Toda massa que se utiliza fermento biológico para crescer precisa ser abafada, por isso coloquei as formas no forno pois achei que seria o melhor lugar para ficar abafado e escuro. E funcionou depois de 1h tinha crescido bem.
Como as 2 formas que tinham aqui em casa só fazem 6 cada uma, fiz alguns mini-muffins que ficaram lindos. A foto ao lado não ficou das melhores deles, mas pode-se fazer uma comparação entre o grande e eles.
Depois de 20min eles já estavam assados, mas não estavam corados. Como meu forno tem grill deixei mais uns 5 min que foi o tempo de dourar. Caso o seu forno não tenha talvez seja necessário deixar mais tempo para dourar.
Não sei quando terei coragem de pagar novamente R$7,90 no Starbucks já que o custo da receita não é tão alto, já que o ingrediente mais caro é o queijo e gastei em dois pacotes R$6,00. Talvez o gasto total para fazer 12 muffins fique apenas um pouco mais do valor que se paga em 1 no Starbucks.
Eu estou super satisfeita com essa receita e recomendo a todos fazerem. Com um café ou chocolate quente para acompanhar melhor ainda.
Eu fui a cobaia... sofriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pra comer estes bichinhos... ai ai!!! Mto bom!!!!
ResponderExcluirvou ver outras receitas para você ser cobaia. mas avisa nem todas dão certo não. rsrsrs
ResponderExcluirAh eu fiz e ficou maravilhoso! Mas fiz algumas modificações, achei que o primeiro ficou muito gorduroso então coloquei apenas uma colher de sopa de manteiga e acrescentei mais um pouco de fermento! Ficou muito bom assei em fogo baixo e depois de assado aumentei o fogo para gratinar!! Ficou muito bom e super sequinho! Viciei!!!
ResponderExcluir