Autora: Veronica Roth
Sinopse: Uma escolha pode te transformar , ou pode te destruir. O dia da iniciação de Tris deveria ter sido marcado por celebração, vitória e excitação por ter sido a primeira da turma entre o grupo de iniciantes da sua facção escolhida, Audácia. Ao invés disso, o dia termina com os horrores indescritíveis dos ataques simulados pela Erudição. E enquanto Tris sobrevive graças a sua natureza Divergente, muitos dos que ela ama não sobrevivem.
Guerra agora parece inevitável. Apesar da Audácia ter sido liberta do controle da mente da Erudição, o conflito entre as facções e suas ideologias estão só começando. E na guerra, lados devem ser escolhidos, segredos virão a tona, e escolhas se tornarão ainda mais irrevogáveis, e ainda mais poderosas. Transformada por suas próprias decisões mas também atormentada pelo luto, novas descobertas radicais, e o romance rapidamente aprofundado, Tris necessita abraçar totalmente sua Divergência, ainda que ela não saiba o que possa perder fazendo isto.
Spoilers Abaixo para quem não leu Divergente
Minha Opinião
Eu gostei do livro, mas confesso que esperava um pouco mais.
Mas antes dizer o que não gostei, vou falar um pouco como começa. Como terminei de Divergente e imediatamente comecei Insurgente a sensação que tive foi de estar lendo o novo capítulo. O livro simplesmente inicia do mesmo ponto que termina. E achei isso ótimo. Entendo que em muitos livros a necessidade de passagem de tempo é necessária, mas aqui ficou perfeito assim, recomeçando no trem sem saberem ao certo o que fazer.
Tris nesse livro não está tão Ousada quando no outro, e repito gosto da autora estar retratando pessoas normais. Não podemos esquecer que Tris tem apenas 16 anos e no mesmo dia matou um amigo e viu ambos os pais serem mortos. Isso afetará muito ela e seu relacionamento com Four. E gostei mais ainda dos dois juntos, de como eles aprofundaram a relação e estão, não sei se posso dizer mais cúmplices, mas mais conscientes dos seus sentimentos.
Four, ou Tobias, continua sendo meu personagem favorito. Amo como ele é forte mas sensível. Tentando se mostrar as vezes indiferente à algumas situações, mas basta a Tris fazer alguma burrada que ele se desestabiliza todo.
Outra coisa que gostei, é que podemos conhecer as outras facções e definitivamente, preferiria mil vezes em ser da Erudição a da Amizade, apesar de amar vermelho.
Mas como disse esperava um pouco mais. Tinha lido algumas pessoas falarem que o final era alucinante com um cliffhanger monstruoso. Sinceramente não achei tudo isso, até porque desconfiava.
Outra coisa que não gostei é que tive a sensação de ser enrolada. Os 4 ou 5 últimos capítulos foram uma tortura pra ler. Pode ser também porque já estava o dia inteiro lendo, agravando o fato de ser em inglês e ficando cansada. Mas mesmo assim, como disso o que me parecia é que ela estava me enrolando pra fazer a grande revelação que ficou bem para o final.
Sobre o terceiro livro, eu ainda não sei nada. Apenas que lança no ano que vem , e acredito que deverá ser em maio, já que tanto Divergent quanto Insurgent foram neste mês. A espera será longa.
Se você já leu, diga o que achou do livro.
Best Quote
"I'll be your family now." Tobias para Tris
(sim eu sou uma romântica incorrigível)
"We don't need you as an allay. We're Dauntless."
"We don't need you as an allay. We're Dauntless."
Ei gostaria de saber se voce comprou o livro em inglês ou fez download. Sera que podia me responder?? Eu amo a serie mas nao conigo esperar para ler em pt-br tenho que ler e ingles mesmo.
ResponderExcluireu tenho o arquivo dele em inglês, não comprei em inglês pois pretendo comprar em pt. Se quiser o arquivo deixe seu email ou me add no twitter que te mando por DM.
ResponderExcluirEu amei o primeiro livro, e estou louca elo segundo kkkk ❤. Vc poderia me
ResponderExcluirMandar por favor? liiandressa@live.com
Algum de voces sabe quando a Rocco vai traduzir Insurgente?
ResponderExcluirEu estou adorando Insurgente, mas também esperava bem mais. Achei que a Tris ficou bem chatinha nesse livro, tudo que ela faz parece que é para se sacrificar e conseguir acabar de vez com sua vida e parar de viver com a culpa de ter matado Will :/
ResponderExcluirE o Quatro também é meu personagem preferido! Ele consegue agir como um líder e, ainda, ser sensível a ponto de entender o que se passa na cabeça de Tris!