expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 23 de outubro de 2010

Rolinho Primavera

Este blog não é só pra falar de comida, mas de coisas que eu gosto. E uma das coisas que gosto é cozinhar!!
Esta receita é de Rolinho Primavera. Devo advertir de uma coisa, só tente fazer se você gosta de se aventurar na cozinha, pois é difícil!! Tendo dito isso vamos a receita.


Massa
- 1/2 colher (chá) de sal
-2 xícaras de água
-4 1/4 de xícaras de farinha de trigo

Numa tigela funda coloque a farinha. Faça uma depressão no centro e coloque a água e o sal. Misture até virar uma massa homogênea e pegajosa. Cubra com um pano e e deixe na geladeira por 24h. No dia do preparo unte uma frigideira até ficar morna. Retire um pouco da massa e passe com os dedos pela frigideira, formando uma paqueca bem fina. Cozinhe até dourar. Vire e deixe cozinhar do outro lado. Repita o procedimento com a massa restante.

Modo de Preparo
Coloque a massa numa superfície lisa e coloque o recheio (pode ser banana, maçã, ou outra fruta da sua preferência) das extremidades. Polvilhe com um pouco de açúcar misturado com a canela e feche as laterais, em seguida, enrole pelo comprimento. Depois de terminado os rolinhos, frite aos poucos em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e passe pelo restante da açúcar com canela. Sirva em seguida.

Se você decidiu continuar lendo deve estar pensando, mas "Soraya isso é fácil". Acredite não é. Vou dizer agora as dificuldades que tive e o que fiz de diferente.

Quanto ao preparo da massa na hora de cozinhar, usei uma frigideira anti-aderente e não usei óleo. E pra cozinhar é claro que não coloquei minha mão. Quem fez essa receita já deve ter a mão cheia de calo, só assim pra não queimar os dedos!!! Usei um pão-duro de silicone. Colocava a massa e ia espalhando com ele. A primeira dificuldade está aqui. Quando você vai espalhando o restante da massa tome cuidado para não embolar com a que já colocou, pois ela vai soltando bem fácil (uma das "panquecas" eu perdi!!!). Existe massa pronta pra comprar, se chama "Massa para Harumaki" vem com 12 unidades, você pode encontrar em casa de produtos japoneses/chineses.

A segunda dificuldade é fechar o rolinho. Vou tentar fazer um passo a passo do que fiz.
Eu usei banana. Não corte em cubinho, use uma tira não muito grande e grossa, senão vai dificultar para fechar.
Coloque na ponta, feche as laterais e vá enrolando como uma panqueca. A medida que for enrolando vá prendendo os cantinhos da lateral.
Os 2os ficaram um pouco ruins, e na hora de fritar saiu um pouco do açúcar, mas os dois últimos ficaram direitinhos.

Rendimento
Como nunca tinha feito fiz 1/4 da receita. Deveria render uns 6 rolinhos, mas como disse perdi um, e o primeiro fiz com uma massa muito grossa!!

Ficou muito bom. De uma próxima vez cozinharia um pouco mais a massa e usaria o óleo bem quente pra ficar bem crocante!!!

A minha mãe que não é fã dessas coisas amou, e me pediu pra fazer de novo na 2a pra ela levar pra minha prima que está grávida. 

Então é isso. Coloquei uma foto pra ver como ficou!!!!


4 comentários:

  1. achei estranho qd li no início que vc tinha achado difícil. o povo lá tava mesmo certo, né? deve ter ficado mt bom. =]

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou continuar comprando pronto...

    ResponderExcluir
  3. olha só, achei uma de rolinho salgado e que não tem que espalhar a massa com a mão.
    Vc bate massa no liquidificador e joga como faz com panqueca:

    http://receitasgenericas.blogspot.com/2008/08/rolinho-primavera-china-in-box.html

    só não gostei direito desse recheio..precisa de cream cheese..

    ResponderExcluir
  4. Tentei fazer essa e não dá. A massa é muito grossa e não espalha bem. Precisa do pão duro de silicone tb.

    ResponderExcluir