expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cookies da Nigella

Pra quem não conhece a Nigella ela apresenta um programa de culinária no GNT. Tem vários tipos de receitas, mas quando vi a desse cookie, me deu vontade de fazer na hora. O que não fiz.

Passou um tempo e minha amiga Tatiana me disse que estava com uma receita de cookie e queria fazer comigo. Quando vi a receita reconheci sendo a da Nigella.

Aviso: Receita proibida para pessoas que estão de dietas, pois nem quero imaginar quantas calorias essas coisinhas deliciosas devem ter!!!



Ingredientes

125 g de chocolate amargo com 70% de cacau
150 g de farinha de trigo
30 g de cacau, peneirado *
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
125 g de manteiga em temperatura ambiente
75 g de acúcar mascavo peneirado
50 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo, ainda gelado
350 g de chocolate meio-amargo em gotas ou pedacinhos


*Não achei cacau em pó e substitui por Chocolate em pó solúvel (50% cacau)


Modo de Preparo


Preaqueça o forno a 170°C. Derreta o chocolate amargo no microondas ou em banho-maria. Numa tigela, misture a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar comum. Junte o chocolate derretido e misture bem. Ainda batendo, junte a essência de baunilha e o ovo gelado. Misture os ingredientes secos que estavam reservados e, por fim, acrescente o chocolate picado. Forme 12 cookies- a melhor maneira é usar uma colher de sorvete para pegar a massa- e coloque-os numa assadeira forrada com papel manteiga(*), com um espaço de cerca de 6cm entre cada biscoito. Nao nivele a massa. Asse por 28 minutos.Teste com um palito para ver se a massa está assada; o palito não pode sair molhado. Se por acaso você espetar um pedaço de chocolate, tente de novo. Deixe os cookies esfriarem na própria assadeira por 4 a 5 minutos, depois transfira-os para uma grade, para que endureçam à medida que esfriam.


(*) Usei uma colher mesmo, e não coloquei nenhum papel manteiga!!!


Dica: Se quiser quando estiver na metade do tempo coloque confeitos coloridos (M&M) para enfeitar.


Dica 2: É possível congelar ainda cru. Molde os cookies na assadeira e leve ao freezer, depois de duas horas retire a assadeira do freezer , recolha os cookies e coloque num saco plástico próprio para congelamento e devolva o saquinho recheado de cookies ao freezer. Quando quiser basta levar os cookies ainda congelados ao forno.


Dica 3: Se preferir faça mini cookie e renderá o dobro. Eu particularmente acho os mini mais bonitinhos!!! Só cuidado com o tempo de assar que será menor, para não queimar!!!


A Nigella disse que esse cookie é pra aquele dia que uma amiga sua te liga dizendo que terminou com namorado e está indo para sua casa desabafar. Assim, eu (nem a Tatiana) não preciso esperar por nenhum amiga deprimida pra fazer esse cookie.


Obs.: Esta receita foi em dedicação da Mariana Agnes que me disse pelo twitter que ia esperar a receita de cookie. Mari, tá aí pra vc. Qdo fizer me avisa e manda um pra mim.rsrsrs!!


ANTES


DEPOIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário