expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Castle 5x05 - Probable Cause


Simplesmente de tirar o fôlego.

Spoilers Abaixo
Quando a gente acha que Castle já deu tudo de si somos presenteados com um episódio desse. Assim que terminei de ver a promo deste episódio a 2 semanas atrás sabia que viria coisa boa, e espera só fez aumentar a ansiedade. Mas na verdade não foi apenas "coisa boa", mas foi um episódio ótimo que entrou para os 5+. 

Uma mulher é assassinada com uma morte bem bizarra. Foi estrangulada, marcada na testa com um símbolo e para completar amarrada no teto. Uma cena digna de livros de suspenso que Castle seria capaz de escrever. Mas as coisas começam a ficar tensa para o lado dele quando evidências começam a apontar que Castle é o assassino.

O curioso é que foi desta forma que Castle e Beckett se conheceram, um assassino copiou os livros dele e Kate como uma fã dos seus livros reconheceu as cenas do crime. Ele foi suspeito mas não durou 30s. Neste caso , foi muito mais sério. Havia suas digitais na cena do crime, um vídeo com ele comprando joias para a vítima e uma bolsa em sua casa com a arma do crime e roupa suja com o sangue da vítima. Para complicar mais ainda, tinham email e a ideia de um novo livro que seria o crime perfeito. Como escapar de tantas acusações?

No meio disso tudo o segredo do namoro foi por água a baixo, o que antes só Ryan sabia agora também é do conhecimento de Lanie e Esposito. Fico pensando quanto tempo demorará para Gate descobrir. E foi nessa crise todo que Castle pode ver quem verdadeiramente eram seus amigos. Até a Gate, que não é muito fã dele, decidiu ajudar e comprar a briga dele junto a promotoria. Cada vez mais ela vem me surpreendendo e se mostrando uma personagem muito mais amigável que aquela Gate apresentada no episódio 4x01. Mas ninguém me deu mais orgulho que a Kate que nem por um segundo duvidou da inocência do Castle, apesar de tudo se mostrar ao contrário. Foi impossível não chorar com ela, enquanto ela se abria com a Lanie, e ouvi-la dizer que conhecia bem o Castle que ele podia ter todos os defeitos mas nunca seria um assassino. Tive muito medo dela duvidar dele e usarem essa desculpa para separarem o casal. Mas pelo contrário Caskett está mais unido que nunca.

É claro que Castle não era o culpado, logo tudo não passava de uma armação para parecer que ele é o culpado. E quem na série tem ódio profundo de Castle ao ponto de fazer uma coisa assim? Acertou quem respondeu Jerry Tyson, o 3XK! 

Ele apareceu pela primeira vez no episódio 3x06 e é citado no epsódio 4x04. Ele é um serial killer que mata 3 mulheres em sequência e depois some por um tempo. Na sua primeira aparição e planejou de forma brilhante fugir da polícia e poder continuar matando em paz, se não fosse pelo Castle. Ele conseguiu fugir prometendo ao Castle vingança. Desde então espero ansiosamente o seu retorno, por isso que quando vi a promo espalhei minha teoria para todos, que ele havia armado pro Castle. 

Mesmo tendo a minha teoria confirmada não deixou de ser emocionante o confronto dele e Castle. E mostra que ele não é apenas um seriel killer mas um psicopata, narcisista. Não basta ele se vingar do Castle, ele quer vê-lo sofrer por ter entrado no caminho dele e atrapalhado seus planos. Ele se diverte com tudo isso, e como bem disse é a antecipação que deixa tudo mais emocionante. Ele esperou pacientemente dois anos para executar a vingança perfeita. O este é erro básico, achar que tudo é tao perfeito e que pode contar  vantagens antes do tempo. Destilou todo a sua ameça ao pobre do Castle que  não pode fazer muita coisa senão ouvir.

Mas eu disse pobre? Richard Castle pode ser qualquer muita coisa menos pobre. Com um ótimo advogado e contatos ele consegue fugir e deixa a dica para Kate de onde estaria. E eu que já estava com o coração na mão nessa hora, já estava imaginando meu autor de suspense favorito sendo torturado. Se a circunstância fosse diferente não te perdoava não Castle. 

Agora a corrida era provar que Jerry Tyson era o verdadeiro culpado, o que foi até fácil demais. Um sósia de Castle contratado para comprar as joias, um endereço na agenda da vítima e pronto, todas as evidências que provavam a inocência do Castle estavam lá. Agora que todos sabiam que ele era o culpado  e com a  polícia inteira estava atrás dele seria uma questão de tempo para encontrá-lo. Mas esse cara tem coragem, ele não é de ficar esperando a polícia ir atrás dele, ele vai até Castle e Beckett, e mesmo sabendo que algo iria acontecer, nada me impediu de dar um pulo e gritar quando ele bateu na traseira do carro de Castle e Beckett. 

Esses foram os cinco minutos finais mais emocionantes num episódio, e mesmo o desgraçado levando QUINZE tiros e caído de uma altura de não sei quantos metros ninguém foi capaz de achar o corpo. Mas este era seu plano desde o início, ser dado como morto para assim ninguém mais procurá-lo e poder voltar a matar em paz. O que não faz muito sentido para mim, a não ser que ele mude seu MO (Modus Operandi), porque se ele matar 3 mulheres loiras em sequência seria óbvio que ele era o assassino. 

Eu não acredito na morte dele, e não baste acharem o corpo, mas quero vê-lo estirado na mesa da Lanie com o peito aberto e sem coração. Como bem disse o Castle o caso acabou, mas por enquanto, ele irá voltar para tentar completar sua vingança contra o Castle. 

E por isso desde já vou compartilhar a minha teoria de quando  e o quê irá acontecer. Repetindo é apenas uma teoria, sou completamente anti-spoiler, logo não li isso em lugar algum. Acho que seu retorno se dará no 100º episódio, que se não fiz as contas errado será o 5x19. A preferência dele, como ele voltou a frisar são as loiras, fazendo de Alexis o alvo perfeito. Não apenas seria do feitio dele, mas seria a vingança perfeita. O que mais poderia fazer o Castle sofrer do que ameaçar a vida da Alexis. E ele já sabe dela e chegou a vê-la com o Castle. Por isso marquem as minhas palavras, posso estar totalmente errada mas acredito firmemente na minha teoria que esse seria conclusão perfeita para este caso. 

Com apenas 5 episódios essa temporada já nos apresentou um caso que ficará marcado na estória da série. Imagina o que tem ainda guardado para o restante da temporada? 

P.S.: Eu sou tão aficionada nesse personagem que já sonhei com ele. No meu sonho Castle e Beckett estavam juntos pela 1a vez quando recebiam um telefonema avisando do sequestro da Alexis. No fim a Alexis era resgatada mas a Martha morria. Tudo isso foi fruto porque o queria na Season Finale da 3ª temporada e li (único spoiler lido de Castle e nem foi de propósito), que um personagem morreria. Ainda duvidam que Castle é a minha série favorita? 

Próximo Episódio: 5x06 "The Final Frontier"

2 comentários:

  1. Tatiana Seixas Tavares31 de outubro de 2012 às 12:05

    Bem, lá vamos nós: Todo mundo já sabe, menos a Gate.
    Aliás, ela foi minha surpresa neste eps. Que o Castle é um "infantil-idiota-geek-galinha-mimado-convencido", todo mundo sabe. Mas ninguem consegue imaginar a possibilidade de ele cometer um crime tosco como aquele. Mesmo com a teoria de que "de tanto escrever, ele quis sentir como era fazer", nem a Gate acreditou.
    Triste é que mesmo não acreditando, toda a NYPD teve que seguir as evidências. Afinal, todas realmente levavam para Castle.
    E entra em cena o Sagaz. Sagaz é o advogado dele. Se fosse em Chicago, eu recomendaria ele para Lockhart&Gardner.Imagine só se ele se juntar com Kalinda...=)


    Com relação a teoria "I'll be back" do Exterminador de loirinhas, acho que sim, ele volta. Não sei se vai ser no eps 100 (que eu acredito que seja o eps da Joanna ou do aparecimento do pai do Castle), Mas creio que ele estará ainda nesta temporada pertubando o juizo (apesar de que ele apareceu 1 x na 3a e foi apenas mencionado na 4a). Também acho que ele vai mudar o MO, tentando matar mais 2 morenas (a que ele matou era morena) e depois as ruivas (Alexis é ruiva, não?)


    UAU, vc contou quantos tiros foram? E reparou quantas armas eram? Será que era possivel ter tanta bala só em 2 arminhas?rsrsrsrrs


    Esperando ansiosa o proximo eps, cheio de referencias GEEKS!!! Para quem já viu a promo, estou mega-ansiosa para ver aquela foto e a reação da turma. O apelido também é ótimo.Os canadenses piram (horas antes!!), kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. mas se vc reparar bem o cabelo da Alexis nas últimas temporadas tem estado mais loiro. Repara nesse eps. Não é mais tão vermelho como era.

    ResponderExcluir