expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x05 - The Doctor


Não é magia, é ciência!

Spoilers Abaixo
E finalmente a identidade mais esperada foi revelada: a do Dr. Whale. Houve especulações que ele era a baleia do Pinóquio, ou Moby Dick, mas todas passaram muito longe. Na verdade ele é Victor Frankenstein.

Na estória original Franskestein é um cientista que decide dar uma de Deus e criar um ser humano, sendo que quando finalmente alcança o sucesso a ser criado é um mostro. Victor abandona a criatura que depois de um tempo passa a persegui-lo matando seu irmão e esposa. Por fim com a morte de Victor, a criatura foge e se mata também. 

Deste de o início da série percebia-se que o novo nome da pessoa em Storybrooke dava uma pista quem ela no mundo do faz de conta. Por isso que nunca iria desconfiar de quem realmente é Dr. Whale. Cheguei a pesquisar qualquer relação que Frankenstein possa ter com baleia, mas não achei nenhuma. Acredito que foi com intenção de despistar mesmo.

Mas na nossa estória Victor está relacionado com Regina que se tornou discípula de Rumple, mas o que ela deseja de verdade é trazer Daniel de volta. Regina deveria ter assistido Alladdin pois o gênio avisa que não existe magia que possa trazer alguém dos mortos. Isso é verdade em Alladdin, em Harry Potter e também em Once Upon a Time. Mas onde a magia falha, pode-se contar com a ciência. Tudo foi muito conveniente o Chapeleiro aparecer bem no momento que Rumple a rejeita.

Enquanto isso a atual Regina começa a ter visões com Daniel e seu antigo sonho se torna por breve momento realidade, antes de se tornar um pesadelo. Como na estória de Frankenstein a pessoa criada, neste caso ressuscitada torna-se um monstro. Ele não sabe quem é, onde está e a primeira pessoa a qual ele ataca é seu próprio criador arrancando-lhe o braço. 

Ok, ele se tornar um inumano, sem sentimento ou identidade, mas de onde vem a força que é capaz de arrancar um braço? Pois o que se deixa a entender é que ele fez aquilo com a mão. Se é por causa do poder do coração encantado, eita coraçãozinho poderoso esse. Não apenas brilha no escura mas dá força a qualquer um. 

A trajetória da Regina neste momento é a da redenção, ela realmente quer corrigir os erros do seu passado e para isso o primeiro passo é deixando o passado para trás. Interessante que a primeira vez que ela supostamente deixou o passado para trás foi quando se tornou na Regina que conhecemos na 1ª temporada. Armargurada, sozinha, sem esperança. Tudo porque havia perdido para sempre o seu verdadeiro amor. Mas a verdade é que Regina nunca deixou o passado para trás, a prova é que ela manteve o corpo de Daniel e o levou para Storybrooke e continuou com sua vingança contra Snow. Agora sim ela colocou o passado para trás.

Porém tenho que demonstrar uma pequena insatisfação na morte de Daniel, se ele foi criado por terem colocado um coração mágico em seu peito, sua morte não deveria ser arrancando o coração novamente? Sei que seria muito mais traumático para Regina se tivesse feito isso, mas haveria um pouco mais de veracidade na estória. 

Dr. Whale que fez tudo isso com a intenção de voltar para Terra Encantada  e encontrar seu irmão, nada conseguiu a não ser ter que se humilhar para Gold e reconhecer que a ciência tem as suas limitações. E que recolocar o braço perfeitamente no lugar somente com uso de magia. 

Não sei quantos mais suspenses OUaT vai criar, mas a pergunta da vez é: Quem é o irmão do Victor? Diferente da estória original ele não queria criar um ser humano, mas trazer seu irmão de volta. Logo pode-se assumir que assim como Daniel ele deve ter se tornado um monstro. Então vamos fazer as contas, temos Cora, Gancho e um Monstro, que não sabemos quem é, soltos na Terra Encantada. Não é a toa que todos querem fugir de lá.

E por falar em todos fugindo de lá, a estória de Snow, Emma e cia houve continuação. Claro que queria ver mais sobre essa estória, mas achei completamente desconexo com o restante do episódio. Sinceramente me importei muito pouco se ela iriam ou não acreditar no Gancho. Mas para sorte de todos Emma com seu super poder de detectar mentiras, mas que só falhou na temporada passada, percebeu que Gancho era um infiltrado de Cora e uma no "aliança" foi feita. Mas verdade seja dita, Gancho irá traí-las e todos irão voltar felizes e contente para essa grande reunião de família. 

E quem está vindo por aí é estória de João e o Pé de Feijão. Não acredito que João esteja envolvido, mas definitivamente teremos um gigante. E tudo que eles necessitam para voltar para casa é de uma bussola. Não sei porque mas a primeira coisa que me remeteu a isso é o livro Fronteiras do Universo de Phillip Pullman. No primeiro livro desta série "A Bussola de Ouro" Lyra tem em suas mãos um bússola que é capaz de sempre falar a verdade cada vez e responder a qualquer pergunta se usada corretamente. O que me fez remeter a este livro é que na mitologia da série eles viajam por vários mundos. E é exatamente isto que eles estão procurando fazer. 

Mas num ponto a série de desapontou grandemente. Fora a estória central da quebra da maldição e simplesmente esqueceu ou melhor está ignorando alguns personagens da 1ª temporada. Custava fechar o plot do Pinóquio? E que fim deu a Katherine, que por algum milagre foi citada por Whale. Depois que ela reapareceu do sequestro não lembro de tê-la visto mais. Podiam fechar também a sua estória e do seu Príncipe que era o professor de educação física. Tentei achar o elenco fixo da série para saber se o August ainda voltará, mas achei nada de uma participação dele até agora. Mas Once Upon a Time é assim, um ator lindo por vez, sai o Caçador entra o August, sai o August entra o Gancho. Ok, só deixem esse por favor.

No mais, super satisfeita com a série. 

P.S.: Cena linda do Henry com o cavalo. Eles já estão se dando super bem, ele pergunta se tem novidade e cavalo responde que não. Como não senhor cavalo, não está sabendo das últimas em Storybrooke?

P.S.2: Fãs de Lost comemorem semana que vem terá a participação do personagem mais azarado das séries. Bem pelo menos foi isso que me disseram do Hurley. Sim, nunca vi Lost.

P.S.3: Confesso que estou começando a shippar Emma e Gancho. 

P.S.4: E por falar de Emma e Gancho, o amor está a solto nos bastidores da série Jennifer Morrison e Sebastian Stan estão juntos. Agora são dois casais já que tínhamos Ginnifer Goodwin e Josh Dallas.

Próximo Episódio: 04/11 "Tallahasse"

7 comentários:

  1. Tatiana Seixas Tavares31 de outubro de 2012 às 11:46

    Para encurtar a conversa (sim,estou atolada de trabalho!):
    1)Cadê o August?
    2)O que que ela viu naquele "bicho-grilo"?
    3) Para constar, o nome da Baleia de Pinoquio é Monstro. O Frankenstein cria um. E como revelou a Cammis, Whale é o sobrenome do diretor do filme de 1931.
    4)Emma e Gancho? Huuuuummmmm Gosto dele (até pela minha paixão pelo Shakespeare Apaixonado, que não é ele, mas parece!) mas prefiro o Pinoquio.
    5)Sim cade a Katerinne?
    6) quem era o sujeito mesmo na janela que recebeu a mensagem do "Broken"? (Pergunta enviada pela Dori)

    ResponderExcluir
  2. quem é ela e o bicho-grilo?

    ResponderExcluir
  3. Tatiana Seixas Tavares31 de outubro de 2012 às 12:26

    Jennifer Morrison e Raphael Sbarge

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que a Jennifer Morrison estivesse com o Sebastian Stan o chapeleiro Maluco

    ResponderExcluir
  5. Ué troquei o nome dele. Eu procurei e achei que fosse ele. Vou corrigir. Obrigada =)

    ResponderExcluir
  6. ele é grilo, errei o nome qdo vi. Ela está com o Chapeleiro. Por isso não entendi o que vc quis dizer. E eu já tinha te dito que ela tava com o Chapeleiro.

    ResponderExcluir