expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Em Chamas

Título Original: Catching Fire

Autora: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Páginas: 413

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Spoilers para quem não leu Jogos Vorazes
Minha Opinião

Este é o melhor livro da triologia, completamente alucinante. Desde o primeiro capítulo até o último é quase impossível para para respirar. Foi uma tensão do início ao fim. Quando li da primeira vez comecei a ler eram 22h de uma 6a feira e só consegui parar às 6h da manhã, isto porque estava caindo de sono. E assim que acordei fui terminar. 

O livro continua no ponto de vista da Katniss e inicia com o Tour dos Vitoriosos pelos distritos. Porém as coisas não estão boas para Katniss, pois ela está sendo pressionada por todos os lados. A Capital deseja mostrar que tudo está sobre o controle deles e que o final dos Jogos não foi uma armação de Katniss e Peeta. Peeta ainda se sente traído, e precisa continuar bancando o namorado perfeito de Katniss. E para completar o triangulo amoroso temos Gale, que quase não tivemos no primeiro livro, a não ser nos pensamentos de Katniss, mas neste se torna bem mais real e mostra quais são os seus verdadeiros sentimentos.

Em meio a este turbilhão irá acontecer o Massacre Quaternário que consiste numa edição especial dos Jogos que reaparece de 25 em 25 anos. Esta será a 3ª Edição, com uma curiosidade, o vencedor da 2ª Edição foi o Haymitch. Nos anos de Massacre Quaternário as regras dos jogos são alteradas, como na edição que o Haymitch venceu foi o dobro de participantes. Essa foi uma das coisas que mais gostei, poder ter visto como que ele venceu os Jogos. E o que  explicará muito da personalidade dele.

Também somos apresentados a novos personagens. Novos tributos que cativam profundamente, quer seja para amá-los ou odiá-los. O difícil sempre é dizer em quem se confiar.

O clima de rebelião cresce profundamente neste livro, e está chegando a hora de Katniss decidir aonde ela vai colocar a sua vida. Seguindo os planos da Capital que incluem Peeta ou fugir de tudo isso com Gale. Mas ficar em cima do muro não é mais uma opção. 


Trecho do Livro


"Balanço a cabeça afirmativamente. Ele quer dizer que só há um futuro possível, seu eu quiser manter aqueles que amo vivos e permanecer viva. Terei de me casar com Peeta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário