expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 7 de outubro de 2012

Elementary 1x02 - While You Were Sleeping


Já tem o Watson, as drogas e o violino. Só falta o cachimbo.

Spoilers Abaixo



Provavelmente Elementary será a única série que irei adotar desta Fall Season. Os motivos para mim são bem claros, gosto de série policial, procedural. Tem um Sherlock, mesmo que diferente e ainda é o Jonny Lee Miller. Sei que não fiz uma review do piloto, mas vi antes de ser lançado e oficialmente e na época não tive tempo e porque não querer rever vou só falar deste episódio comentando um pouco o que gostei na série.

Antes mesmo dela ser lançada ouve muita falação que seria uma cópia a série britânica Sherlock, onde também mostra o detetive nos tempos modernos. E mais ainda se falou quando divulgaram o cast e que o Watson seria na verdade uma mulher interpretada pela Lucy Lee. Este foi o único ponto que fiquei pé atrás, mas assim que vi o piloto gostei muito da dinâmica dos dois juntos. Porém quero ressaltar que ao meu ver não é porque tem um casal que obrigatoriamente precisa haver envolvimento romântico. Acho que se seguirem por esta linha aí sim poderia comprometer a série. Até porque já existe bastante série policial com o casal principal fazendo par romântico. Penso mais nesta série como era em Law & Order SVU que ficaram  anos sendo um casal a Olivia e o Elliot e nunca precisou ter envolvimento deles, eles eram amigos. Porque sim é possível haver amizade entre homens e mulheres.

Eu não vi realmente muita similaridade com Sherlock e não encaro isso como ponto negativo. Se tivesse que achar que está parecida com outra série diria que me lembra House nas primeiras temporadas. Até porque todos sabem que o House era inspirado em Sherlock. Ambos são egocêntrico, grossos, querem sempre provar que estão certos e não se importam com os sentimentos dos outros. É claro que vemos isso também em Sherlock, mas a sensação que tive é que mudei de um ambiente de um hospital e fui para uma delegacia. 

Mas falando do caso da semana. Um homem é assassinado e logo Sherlock percebe que o assassino e o ladrão são pessoas diferentes. E ele insiste que o assassino é uma mulher que usa um determinado desodorante que não gravei o nome. Logo um desenho falado foi conseguido e a acharam a mulher, mas ela estava em como o que complica toda a situação.

Neste ponto preciso dizer que a série conseguiu me enganar perfeitamente. Ela me fez deduzir algo, o mesmo que Sherlock, só para me colocar num bem saída novamente. Pois quando a vi em como pensei "Sério, que vai ser o caso de ter uma irmã gêmea? Que solução mais fraca!". E de fato ela tinha uma irmã gêmea, não elas não eram gêmeas univitelinas, ou seja, não eram idênticas. Neste ponto, cheguei a cogitar que havia um 3º herdeiro perdido que estava matando todos os irmãos mas isso não podia ser provado. Mas a solução se mostrava mais fácil que isso.

E foi graças a um grupo de auto-ajuda que Sherlock se recura a participar, até porque ele se acha melhor que todos ali que a resposta veio. Confesso que fiquei um pouco frustada pois quando a mulher começou o relato dela ficou muito óbvio que dali sairia a epifania que daria a ideia ao Sherlock de quem era o assassino (muito House outra vez). Preferira que fosse algo mais discreto. Que houvesse uma dica, mas não tanto na cara, pois então se tornou claro que a assassina só poderia ser quem havia sido identificada desde o início, e quem a estava ajudando era o médico, pois era seu amante.

Não estou criticando a solução do caso, e achei bem legal. Já que se você lê as minhas reviews de Castle sempre critico lá que sempre descubro o assassino, mas prefiro ser surpreendida e que a explicação seja algo com lógica, plausível e tenha havido dicas sutis ao longo do episódio. Foi no ponto sutil que pecou para mim.

Elementary é uma série que eu indico. As atuações estão boas, os casos   estão bons. Então se você gosta de série desse gênero dê uma chance.


Um comentário:

  1. Tatiana Seixas Tavares7 de outubro de 2012 às 18:57

    So give it a chance... Rsrsrs Ao som desta "versão" de John Lennon, começo.


    Também acho que esta questão de par romantico não vai ser legal, por ser muito clichê. Acredito também na amizade, e particularmente adoro o par de SVU.


    Mas parece que os roteiristas estão indecisos, esperando para ver a reação do público! Pois bem a reação é essa: nãããããã =P


    Com relação ao caso da semana, gostei do enredo, mas achei fraco. Assim. Fraco. Gosto quando tem mais dedução, mais detalhes... Só tinha o detalhe do perfume.Também gosto quando os insights vem d@ Watson.E não curti ter sido naquela reunião.Mas adorei o armário na foto =)


    Ainda não sei o que pensar do ex d@ Watson... O que vc achou dele? Achei o drama pessoal meio BOP, ainda estou indecisa...


    Mas vamos dar uma chance...

    ResponderExcluir