expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 27 de outubro de 2012

Muffin de Parmesão

Desde a primeira que fui ao Starbucks e comi o muffin de parmesão deles fiquei encantada. E decidi e iria achar uma receita que fosse tão boa quanto a deles. Pensei que a procura seria imensa com várias tentativas e erros, mas eis que me surpreendi. Na primeira pesquisa no google achei o blog "Cansei de Miojo" que também havia se apaixonado e conseguiu fazer uma receita que dizia deixar muito parecida. Na minha humilde opinião é idêntica, mas um dia tirarei a prova dos 9 e comerei os dois ao mesmo tempo para ter a certeza. 

Enquanto este dia não chega, vamos à receita.

Ingredientes


  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pacote de fermento biológico (10g)
  • Pimenta do Reino moída a gosto
  • Tomilho a gosto
  • Orégano a gosto
  • 200g de queijo parmesão ralado - reserve parte do queijo para finalizar
  • 250mL de leite morno
  • 1 ovo
  • 100g de manteiga sem sal derretida
Modo de Preparo


Misture o fermento com o leito morno e reserve. Num recipiente misture a farinha de trigo, o açúcar, a pimenta do reino, o tomilho, o orégano e o queijo parmesão. Adicione a mistura do leite com fermento, o ovo, a manteiga. Misture bem até obter uma massa cremosa.

Unte formas para cupcake / muffins, caso não tenha use de empada e faça mini-muffins. Preencha até a metade com a massa. Coloque mais um pouco de parmesão e orégano por cima para decorar. Deixe a massa descansar por 1h. Leve ao forno por 20min a 200°C. O tempo pode variar de acordo com o forno. Quando retirar desenforme.

Rendimento
13 muffins grandes

Grau de Dificuldade
Facílimo!

Dicas

A receita é super fácil e não tem nenhum mistério, mas mesmo assim fiz algumas modificações. Umas por falta de encontrar o ingrediente e outras por intuição mesmo. 

A primeira coisa foi que não achei fermento biológico seco que vem em sachê no supermercado, por isso comprei na padaria mesmo fermento biológico fresco. A diferença entre os dois é que o fermento fresco é necessário usar o dobro da quantidade do seco. Logo usei 20g de fermento biológico. Outra coisa é que esqueci completamente de comprar manteiga sem sal e nem manteiga com sal tinha aqui em casa. Por isso usei a Qualy na mesma quantidade indicada na receita. 


Sobre a quantidade na forma achei que se colocasse apenas na metade correria o risco deles ficarem "muxos" por isso coloquei 3/4 de massa na forma. E algo que não fala nada na receita original a maneira de deixar a massa crescer. Toda massa que se utiliza fermento biológico para crescer precisa ser abafada, por isso coloquei as formas no forno pois achei que seria o melhor lugar para ficar abafado e escuro. E funcionou depois de 1h tinha crescido bem. 


Como as 2 formas que tinham aqui em casa só fazem 6 cada uma, fiz alguns mini-muffins que ficaram lindos. A foto ao lado não ficou das melhores deles, mas pode-se fazer uma comparação entre o grande e eles. 

Depois de 20min eles já estavam assados, mas não estavam corados. Como meu forno tem grill deixei mais uns 5 min que foi o tempo de dourar. Caso o seu forno não tenha talvez seja necessário deixar mais tempo para dourar.

Não sei quando terei coragem de pagar novamente R$7,90 no Starbucks já que o custo da receita não é tão alto, já que o ingrediente mais caro é o queijo e gastei em  dois pacotes R$6,00. Talvez o gasto total para fazer 12 muffins fique apenas um pouco mais do valor que se paga em 1 no Starbucks. 

Eu estou super satisfeita com essa receita e recomendo a todos fazerem. Com um café ou chocolate quente para acompanhar melhor ainda. 


3 comentários:

  1. Eu fui a cobaia... sofriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pra comer estes bichinhos... ai ai!!! Mto bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. vou ver outras receitas para você ser cobaia. mas avisa nem todas dão certo não. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ah eu fiz e ficou maravilhoso! Mas fiz algumas modificações, achei que o primeiro ficou muito gorduroso então coloquei apenas uma colher de sopa de manteiga e acrescentei mais um pouco de fermento! Ficou muito bom assei em fogo baixo e depois de assado aumentei o fogo para gratinar!! Ficou muito bom e super sequinho! Viciei!!!

    ResponderExcluir