expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 17 de julho de 2012

Empadão de Frango com Requeijão


Perdão gente pelo sumiço, mas voltei a trabalhar e mesmo nas férias estava, e ainda estou, coordenando uma campanha. Sem contar que estou com visita na minha casa e viajo semana que vem. Ou seja, uma loucura.


Mas como disse estou com uma visita em casa. É uma grande amiga de Recife que agora trabalha na mesma organização que eu e veio fazer um treinamento aqui no Rio. Como já disse isso outras vezes, adoro cozinhar para meus amigos. por isso decidi fazer um empadão para a Adizia.

Vamos à receita


Ingredientes


Massa
1 kg de farinha de trigo
400g da margarina Qualy
1 ovo
Sal a gosto
Gema misturada em óleo para picelar

Recheio
750g de peito de frango cozido e desfiado
Requeijão a gosto

Modo de Preparo
Num vasilha grande coloque a farinha de trigo, o ovo, a margarina e o sal. Misture até toda a farinha ter incorporado a margarina e fique no ponto de "massa podre". Ela não ficará esfarinhada mas quebra com facilidade.
Forre o fundo e a lateral da travessa que for usar. Não faça uma camada muito grossa e deixe a metade mais ou menos para forrar. Coloque metade do frango. Em seguida coloque colheradas do requeijão por cima do frango de forma que tenha em quase todo o tabuleiro. Coloque o restante do frango. Forre o tabuleiro com o restante da massa. Usando o dedo, se você for usar o pincel para pincelar vai agarrar na massa e vai ser uma catástrofe, pincele toda a superfície. Leve em forno pré-aquecido à 200°C por 30min ou até estar dourado. O tempo pode variar dependendo do forno.

Grau de Dificuldade: Médio

Rendimento: 2 tabuleiros quadrados de 20 cm

Dicas: É claro que aqui em casa fiz meia receita, já que eram apenas duas pessoas para comer, mas mesmo assim usei 1 ovo e deu certo. 
Como aprendi essa receita com meu pai, e ele me disse que só dá certo com Qualy nunca tentei com outra margarina, então se você quiser testar com outra marca fique a vontade e depois me diga se ficou bom.
Para forrar o tabuleiro, que é a parte mais chata do processo, cada um cria uma técnica que acha mais fácil. Eu aprendi com minha mãe assim: pego um pouco de massa e coloco na palma da mão. Depois espremo usado as duas mãos, ficando uma massa achatada no formato da palma da mão. Então, pego e coloco sobre o recheio. As primeiras são as piores, mas a medida que o tabuleiro vai sendo forrado fica mais fácil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário